Claude Lévi-Strauss

Tristes Trópicos


Mestre da Antropologia, na qual introduziu a análise estrutural, ou estruturalismo, Claude Lévi-Strauss liga-se indelevelmente ao Brasil através deste livro. Na obra, Strauss descreve sua vivência com os índios brasileiros - Cadiueus, Bororos, Nambiquaras e Tupi-Cavaíbas -, e faz uma descrição do Brasil da época, sua história e tudo quanto observou em suas expedições de estudo às zonas do Paraná, Pantanal, Amazônia e sertão.
Versão em espanhol.

Sobre o Santo Graal, “O Código Da Vinci” e afins

A grande heresia: o segredo da identidade do Cristo - Lynn Picknett e Clive Prince

Um estudo sobre seitas perseguidas pela igreja católica (maçonaria, cátaros e os cavaleiros templários), a respeito da identidade histórica de Jesus, onde se procura entender, através da revelação de fatos novos, o que realmente aconteceu na Judéia, nos primeiros anos da chamada Era Cristã.

Para fundamentar suas conclusões, os autores:
  • tomam algumas referências presentes e recorrentes nas pinturas e painéis de Leonardo da Vinci, em relação à imagem retratada de Jesus;
  • rastreiam a história de João Batista e Maria Madalena;
  • investigam os muitos sinais pagãos gravados por artistas nas pedras das grandes catedrais góticas da Idade Média;
  • desvendam alguns segredos maçônicos, dos Cátaros e dos Templários;
  • procuram entender o culto às Madonas Negras do sul da França; e,
  • avaliam o papel dos alquimistas.

À mesa do Santo Graal - John Matthews

Compilação sobre o trabalho de especialistas no assunto, tratando dos fatos históricos/literário que cercam o Santo Graal, além de revelar sua aura mística. Na busca pelo Graal o homem também empreendeu sua própria busca. Assim, o Santo Graal é visto como um conselheiro e um guia para a vida interior.





Decifrando o Código Da Vinci - Simon Cox

Religiosos acusaram "O Código Da Vinci" de ser uma afronta ao cristianismo; historiadores reclamaram de que o autor utilizou vários dados imprecisos ao elaborar a trama. No meio de todo esse bate-boca ficaram os leitores, sem saber ao certo o que realmente podia ser levado a sério em O Código Da Vinci - que, afinal de contas, é uma mera obra de ficção e é a isto que se dispõe o "Decifrando 'O Código Da Vinci".



Maria Madalena e o Santo Graal: a mulher do vaso de alabastro - Margareth Starbird

O livro interpreta o mistério em torno de Maria Madalena, reforçando a teoria de que a mulher que se ajoelhou diante de Jesus com o vaso de alabastro do qual retirou o precioso bálsamo para ungir-lhe os pés, era sua esposa.
Madalena, sugere a autora, é o Santo Graal, o cálice sagrado que guardava a linhagem de Jesus - a filha que ela levava no ventre quando fugiu de Israel após a crucificação do marido.
Neste livro, encontra-se alguns dos símbolos e obras de arte que a Starbird utilizou para fundamentar suas teses - de marcas-d´água usadas por hereges do Sul da França a pinturas de Botticelli e Fra Angelico. Com esta rica e comovente reflexão sobre a "Noiva Perdida de Jesus", ela presta significativa contribuição para o resgate da harmonia entre os princípios masculino e feminino.


O mundo secreto do Opus Dei - veja em Opus Libros

Será o Opus Dei uma instituição espiritual dedicada à preservação da ortodoxia católica face ao avanço da influência modernista? Ou será antes uma sociedade independente, uma 'igreja dentro da Igreja', que promove as suas próprias fidelidades e preserva um conjunto antiquado de práticas espirituais e penitentes? Esta pequena organização detém um poder enorme na Igreja Católica. Graças ao seu estatuto de 'prelatura pessoal' do Papa, age independente da autoridade local da Igreja. A influência do Opus Dei continuou a crescer desde que este livro foi publicado pela primeira vez.
O fundador do Opus Dei, S. Josemâría Escrivã, foi beatificado e canonizado apesar das fortes objecções de muitos membros da Igreja Católica. Poderosos membros da hierarquia do Vaticano, incluindo o porta-voz do Papa, são membros desta organização. Esta investigação clássica é agora mais necessária do que nunca. Relata a verdadeira história desta organização misteriosa - uma análise profunda mas equilibrada da organização, do seu fundador carismático, das suas práticas e dos seus efeitos na Igreja Católica.


O Santo Graal e a Linhagem Sagrada - Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln

Quando, em 1982, "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" foi lançado na Inglaterra, rapidamente a primeira edição multiplicou-se em muitas. A trama parte de um acontecimento perfeitamente documentado no fim do século XIX. Um padre no sul da França descobre nas fundações de uma igreja, documentos contendo as mais explosivas revelações sobre a figura de Cristo e a formação do cristianismo.
O leitor acompanha passo a passo o trabalho de Baignet, Leigh e Lincoln, que esbarram em documentos depositados na Biblioteca Nacional de Paris, envolvendo sociedades secretas, ordens religiosas, lendas do Santo Graal, grandes heresias da Idade Média, as primeiras Cruzadas, uma releitura dos evangelhos, a origem da dinastia merovíngia e a "linhagem sagrada". Tudo afogado em sangue de 1300 anos, com apoio da Igreja que buscava abafar para sempre um segredo, finalmente revelado no fim do livro.


Os manuscritos de Jesus - Michael Baigent

Este livro faz novas revelações impressionantes sobre a História de Jesus: ele não foi crucificado; era um líder político interessado no poder; e, bom de retórica, redigiu do próprio punho sua defesa diante do Tribunal Romano.
O autor se baseia em um documento jurídico romano, de 45 dC, em que um certo Jesus ben Josef, imigrante da Galiléia e proprietário de terras condenado por Pôncio Pilatos, faz declarações surpreendentes a respeito de sua natureza divina. Apesar da celebração e veneração seculares ao redor da figura de Jesus, o autor assegura que a sua trajetória de vida e as circunstâncias que o levaram à morte foram extremamente mitificadas.
Historiador da religião e um dos maiores especialistas no assunto, Baigent teve acesso a arquivos ocultos, registros de sociedades secretas, documentos maçônicos e coleções particulares de comerciantes de antiguidades e de seus clientes para analisar o clima político em que Jesus nasceu e cresceu, examinando não apenas os conflitos entre romanos e judeus, mas a luta entre as diferentes facções do movimento zelote, partido judeu de oposição aos romanos.
Entre os Apóstolos e discípulos de Jesus havia gente destas várias facções, o que contraria a idéia de uma homogeneidade de pensamento à mesa da Santa Ceia. Judas Iscariotes, tratado pelo Evangelho como o grande traidor do grupo, era membro de uma facção radical, mais violenta. Da compreensão do processo político da época vem a necessidade de observarmos Jesus sob um prisma diferente daquele mítico, que alicerça a fé cristã.
Baigent aborda ainda as migrações da família de Jesus e sua subseqüente exposição a outras culturas, das quais assimilou influências já no início da vida, que o distinguiram perante seus contemporâneos. Outro ponto muito interessante das revelações deste livro é a identificação das inconsistências nos relatos da maioria dos historiadores daquela época, incluindo Josefo, Plínio e Tácito


Os Protocolos dos Sábios de Sião I E II (dados técnicos desconhecidos)

O famoso e polémico livro, sobre conspirações, plano secreto sionista para controlar os governos, os povos, Nova ordem Mundial, conspirações etc.
Coincidência ou não, muitas dessas práticas do documento têm sido aplicadas pelos governos e muitas dessas situações têm ocorrido nos tempos actuais, técnicas de controle do povo.



Os segredos do Código - Dan Burstein

Considerado pela crítica americana o melhor e mais completo livro sobre O Código Da Vinci, Os Segredos do Código é uma coletânea de textos extraídos de livros, sites, ensaios e entrevistas sobre os fascinantes temas abordados na obra de Dan Brown. Nos mais de 60 artigos de renomados cientistas, teólogos, filósofos e historiadores, você encontrará a resposta para as dúvidas mais freqüentes sobre tópicos polêmicos como:
Qual era a verdadeira identidade de Maria Madalena? Ela foi mesmo uma discípula de Jesus e escreveu o seu próprio evangelho?
Jesus foi casado com Maria Madalena? Eles tiveram um filho?
Nos anos 1960, a Igreja reviu sua posição de 1.400 anos de que Maria Madalena era uma prostituta, mas essa retificação histórica nunca foi efetivamente levada a público. Houve de fato uma ocultação do papel das mulheres na história da Igreja?
É verdade que gênios da arte e da ciência - como Leonardo da Vinci e Isaac Newton - pertenceram a sociedades secretas que detinham informações fundamentais sobre a nossa civilização? Leonardo da Vinci realmente colocou algumas dessas idéias na Última Ceia e em outros quadros?
Com a apresentação de diferentes pontos de vista, este livro proporciona uma visão ampla e profunda sobre todas essas questões, oferecendo um rico material de referência para que se possa tirar conclusões próprias.


Quebrando o Código Da Vinci - Darrell Bock

Depois da polêmica do livro "Código da Vinci", o autor Darrell L. Bock faz uma investigação histórica de todas as questões apresentadas pela primeira publicação:
Quem foi de fato Maria Madalena?
Qual a real interpretação dos quadros de Da Vinci como A Mona Lisa e A Santa Ceia?
Jesus realmente morreu crucificado ou a verdade é que se casou e teve filhos?
Depois do lançamento da obra de Dan Brown, o professor Bock passou a ser procurado por vários programas de televisão, estudiosos e amigos que pediam a ele, respostas racionais para essas e outras perguntas. Foi com base nestas indagações e interesse do público que o autor resolveu escrever o livro criticando a obra "O Código Da Vinci". A polêmica, então, tornou-se ainda maior, antes mesmo do livro ser lançado. Este livro auxiliára o leitor a entender as motivações que se escondem por trás dos códigos. Segundo o prórpio autor, "há algumas surpresas interessantes, e até alarmantes, no caminho", enquanto você descobre o código mais importante de todos".

Jorge Amado

Cacau


A vida dos trabalhadores das plantações de cacau do sul da Bahia é retratada em cores fortes e frases curtas no segundo romance do escritor baiano. Primeira tentativa de romance proletário, dentro do esquema do realismo socialista pregado pelo stalinismo.



Capitães de areia

A história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.



O cavaleiro da esperança

A biografia idealizada e poética do líder comunista Luiz Carlos Prestes foi publicada em 1944 como um libelo pela anistia dos criminosos políticos. Censurada, a obra voltou à cena em 1979, quando a anistia era a questão do dia.




Dona Flor e seus dois maridos

Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema ao teatro e à televisão, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" cona a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.


Gabriela cravo e canela

O romance entre a mulata Gabriela e o árabe Nacib na pequena Ilhéus na década de 20 é um dos grandes clássicos do gênero no Brasil. Escrito em 1958, eterniza as virtudes e defeitos da mulher brasileira: sensualidade, leviandade e submissão.




Farda, fardão, camisola de dormir

A disputa por vagas na Academia Brasileira de Letras é o tema central deste romance divertido e atípico de Jorge Amado. "Farda, fardão, camisola de dormir" é capaz de surpreender, positivamente, os fãs do escritor.





Jubiabá

Antônio Balduíno nasce órfão no morro do Capa-Negro, que tinha como grande referência espiritual o centenário feiticeiro e ex-escravo Jubiabá. Depois de uma infância de liberdade e pequenos delitos nas ruas de Salvador, num ambiente similar ao que seria desenvolvido em Capitães da Areia, vira malandro, sambista e desordeiro, até ser transformado em boxeador profissional por um empresário italiano. Encerra a carreira prematuramente ao tomar uma surra no ringue numa noite de bebedeira e acaba indo trabalhar nas plantações de fumo do Recôncavo Baiano. Explorado ao extremo, apunhala um homem, foge, se engaja num circo ambulante, volta a Salvador, vira estivador, faz greve. Ao longo dessas muitas vidas, choca-se contra o mundo das mais variadas formas, até atingir um vislumbre de compreensão da realidade que o cerca e de seu lugar nela.

Mar Morto

Um livro sobre o mar. Pescadores corajosos se entregam à aventura das águas verdes da Bahia, enquanto suas mulheres os esperam em casa, cheia de cismas e tristezas. É a história do pescador Guma e sua amada, Lívia, a mulher mais bonita do lugar.




Morte e a morte de quincas berro d’água (A)

O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário exemplar da Mesa de Rendas Estadual da Bahia, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona do meretrício de Salvador. Agora se chama Quincas Berro Dágua.




Navegação de cabotagem

Ele está lá, Jorge Amado, nestas páginas, suas prisões, seus exílios, suas farsas e armadilhas, em emoções infindáveis, seus olhos grandes, seu riso, sua mulher tanto amada, Zélia Gattai, seu gosto pelos mares, seu meio século de comunismo, seus 50 romances, com igualmente os negros, os pobres, as prostitutas e os pecadores de sua cidade adorada, Salvador da Bahia de Todos os Santos."


O país do carnaval

O romance de estréia do escritor baiano é um relato sobre a formação e a situação dos intelectuais brasileiros nos momentos que antecedem a Revolução de 1930. Paulo Rigger, o herói do livro, age como um intelectual que não compreende seu país.




Seara Vermelha

Com "Seara vermelha", Jorge Amado discute a miséria e a fome na caatinga através da história de cangaceiros, jagunços, soldados e de camponeses nordestinos explorados por latifundiários.





Suor
O terceiro romance de Jorge Amado se passa num sobrado da ladeira do Pelourinho, em Salvador. No prédio, antiga casa senhorial transformada em cortiço, convivem tipos pitorescos e miseráveis, com suas histórias de necessidade, cobiça e desejo.

Tenda dos milagres

Protagonizando a trama temos um escritor sábio e malandro chamado Pedro Archanjo Ojuobá por ser conhecido como os olhos de Xangô. Circulando no mundo dos vivos e dos mortos tem freqüente presença nas festas das crenças de seu povo, nas escolas de capoeira, casas de bêbados e salas de professores e intelectuais. É a alma da trama.



Terras do sem fim

Um romance forjado como um estudo sobre a economia cacaueira do sul da Bahia, terra natal do escritor, se transforma num relato violento, em que coronéis prepotentes escravizam homens e mulheres a seus caprichos e interesses econômicos.



Tereza Batista cansada de guerra

Narra a história de Tereza, morena sedutora e sofrida, que luta contra a pobreza, o preconceito e os abusos dos coronéis. Fala de amor e desejo, da morte e da solidão. Já foi traduzido para vários idiomas e adaptado com sucesso para a televisão.





Tieta do Agreste, pastora de cabras, ou a volta da filha pródiga, melodramático folhetim em cinco sensacionais episódios e comovente epílogo:emoção e suspense!" O livro de Jorge Amado se anuncia assim e cumpre todas as promessas. A história de Tieta, pastora de cabras de Sant'Ana do Agreste que é expulsa pelo próprio pai e volta anos depois, riquíssima graças à prostituição, é contada em tom folhetinesco.
Engraçado e sensual, o livro traz personagens inesquecíveis, como a irmã da protagonista, Perpétua; seu sobrinho Ricardo; e o coronel Artur da Tapitanga. Jorge Amado usa e abusa de expressões e folclore regionais para criar uma narrativa envolvente, na qual o autor vez por outra se faz de personagem e dá seus próprios palpites na trama. Foi transformado em novela de grande sucesso, com Betty Faria como Tieta, e depois em filme, com Sônia Braga como a protagonista.

Tocaia Grande

Jorge Amado conta a história não oficial de Irisópolis, uma cidade que cresceu durante o ciclo do cacau, após ter nascido de uma tocaia. E que, por isso, era conhecida como "Tocaia Grande"




John Sack

Conspiração Franciscana (A)


A conspiração franciscana é uma obra de ficção baseada em fatos reais que prende o leitor. Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São Francisco, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo. Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações. Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada? Ao buscar respostas, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé. Numa trama cheia de suspense, romance e aventura, o livro conduz o leitor por histórias paralelas que se cruzam e revelam conexões surpreendentes.
O exemplar disponibilizado para download está acrescido de glossário e ilustrações.

Dan Brown

Anjos e Demônios


Famoso cientista do CERN é brutalmente assassinado. Robert Langdon, professor de simbologia, é chamado para identificar o símbolo gravado no peito do cientista e conclui que a marca é da antiga Irmandade Iluminatti, pensava-se, extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica.
O Colégio dos Cardeais, reunido para eleger um novo Papa, descobre que quatro cardeais foram raptados e a Guarda Suíça é informada que perigosa arma foi colocada na Cidade do Vaticano.
Robert Langdon, ajudado Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria, seguindo as pistas deixadas pelos Iluminati, na tentativa de salvar o Vaticano.


Conspiração/Ponto de Impacto

Rachel Sexton – uma das melhores investigadoras da agência de Segurança NRO, e filha do senador Sexton, contrário à reeleição do presidente americano em exercício e opositor da NASA – é chamada à Casa Branca e enviada ao Ártico. Ali, a investigadora é informada da descoberta, por uma equipe da NASA, de um meteorito enterrado no gelo, com fósseis de animais com 190 milhões de anos. A descoberta terá profundas repercussões para a política interna da NASA e para a futura eleição presidencial. Tudo não passa de uma conspiração. Membros da equipe passam a ser assassinados, um a um. Ela e Michael Tolland, cientista famoso, destinado a anunciar a descoberta ao povo americano, parecem ser os próximos alvos. Na busca da verdade, precisam descobrir o líder da conspiração.



A Agência de Segurança Nacional (NSA), secreta, riquíssima, mais poderosa que a Agência Central de Inteligência (CIA) e responsável pelo monitoramento das comunicações no mundo e pela proteção das informações norte-americanas, possui um supercomputador (Transltr), capaz de decifrar em poucos minutos qualquer mensagem encriptada enviada pela Internet. Mas a Agência se depara com um código que o supercomputador não consegue quebrar e tem que recorrer à criptografa e matemática Susan Fletcher. Susan descobre que a NSA se tornou refém do gênio da computação Ensei Tankado, ex-funcionário da agência, demitido por discordar da política de desrespeito aos direitos
civis. O programador passa a exigir que a NSA revele a existência do Transltr à população, ou, ele divulgaria na Internet a fórmula de seu código, o Fortaleza Digital. Tankado morre misteriosamente e uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. Susan, entre segredos, mentiras e sozinha, tenta desvendar o enigma do Fortaleza Digital, enquanto seu namorado, o especialista em idiomas David Becker, procura um anel deixado por Tankado, que pode conter a chave do código. Susan e David lutam desesperadamente para evitarem uma tragédia para a segurança nacional americana e impedir que o equilíbrio de forças no mundo mude para sempre.

O Código Da Vinci

O professor de Simbologia Robert Langdon e a criptógrafa francesa Sophie Neveu, tentam decifrar os mistérios do assassinato do curador do museu do Louvre, Jacques Saunière, que possui ligações com uma sociedade secreta chamada Priorado de Sião, da qual haviam participado como grão-mestres Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Antes de morrer, Saunière deixa uma mensagem cifrada que a criptógrafa e o simbologista terão que desvendar. Passam a suspeitos do crime e, ao mesmo tempo, detetives, tentando decifrar um código, oculto nas obras de Leonardo, que pode revelar um segredo milenar envolvendo a Igreja Católica – uma verdade escondida durante os séculos. À frente das autoridades e do assassino, a dupla sai à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci, em desesperada corrida através de catedrais e castelos da Europa, e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental – a natureza do sorriso da Mona Lisa e o significado do Santo Graal. A conclusão é imprevisível.

Guia para "A chave de Salomão" de Dan Brown, de Greg Taylor

Guia para “A Chave de Salomão” aborda os assuntos do próximo livro de Dan Brown, os símbolos ocultos dos EUA, como a Maçonaria, os Pais Fundadores e Kryptos, facilitando acompanhar Robert Langdon em sua próxima aventura.

Clarice Lispector

Perto do Coração Selvagem



Romance de estréia de Clarice Lispector, foi publicado dez./1943. Escrito quando Clarice tinha 20 anos, o livro narra a infância e o início da vida adulta de Joana, a protagonista e é marcado pelo estilo introspectivo da autora. Foi premiado como melhor romance de estréia pela Fundação Graça Aranha, em 1944.

Blogs

"Conquiste a Rede"
“Conquiste a Rede” é uma coleção de livros escrita por Ana Carmen Foschini, e Roberto Romano Tadde, com os seguintes objetivos: oferecer aos iniciantes informações sobre as novas formas de comunicação pela web; apresentar elementos que permitam ao novato no mundo digital experimentar recursos que beneficiam tanto sua vida profissional quanto pessoal; oferecer referências para usuários de PC, MAC e Linux e dicas sobre serviços gratuitos, direitos autorais e legislação na web; contribuir para a inclusão digital.
Conheça os blogs dos autores Ana Carmen e Roberto Romano.



“Be-a-Blog”, como diz Nospheratt, sua autora, não é uma introdução à web ou um tratado sobre o que são blogs, mas uma cartilha com 120 dicas (conceitos, idéias e estratégias básicas), dirigidas aos blogueiros de primeira viagem. Um bê-a-bá, um guia para quem está começando seu primeiro blog, ou ainda tem pouca experiência com eles.
Conheça o site da Nospheratt



“Blogs.com” é um livro produzido pensando no leitor pouco acostumado à Web, indo além das simplificações e modismos, pois ensina e provoca quem o lê. Entre os assuntos tratados, estão:
  • noções sobre beta, capital social / Whuffie, cauda longa, co-working, cultura do remix, cyberpunk, ética hacker, interatividade, metodologias ágeis, rede social, viral, Web 2.0;
  • práticas sobre blog, bridge-blogger, comunidades de prática, consumer-to-consumer (C2C), Creative Commons, fotografia digital, jogos eletrônicos,jornalismo colaborativo, micro-blogging, mobile, Open Space / Barcamp, peer-to-peer (P2P), podcast, propaganda online, wiki; e,
  • desafios, tais como brecha digital / exclusão digital, cyberbullying , ecologia digital, Lei Azeredo, Lei Eleitoral e internet, lixo eletrônico, pirataria, privacidade, spam,voluntariado em rede.
Os autores: Edney Souza, o Interney, um dos blogueiros mais conhecidos do Brasil, escreve sobre blog; Soninha Francine, vereadora e atual sub-prefeita de São Paulo, escreve sobre internet e lei eleitoral; Fábio Seixas, um dos brasileiros mais seguidos no Twitter, fez o texto sobre micro-blogging; Sérgio Amadeu, ativista combativo do software livre, escreve sobre pirataria online; Ronaldo Lemos, ativista brasileiro conhecido e respeitado internacionalmente, explica o que é o Creative Commons. E muitos outros.