Sobre o Santo Graal, “O Código Da Vinci” e afins ~ Bibliotheca Spiritus Litterae

Sobre o Santo Graal, “O Código Da Vinci” e afins

A grande heresia: o segredo da identidade do Cristo - Lynn Picknett e Clive Prince

Um estudo sobre seitas perseguidas pela igreja católica (maçonaria, cátaros e os cavaleiros templários), a respeito da identidade histórica de Jesus, onde se procura entender, através da revelação de fatos novos, o que realmente aconteceu na Judéia, nos primeiros anos da chamada Era Cristã.

Para fundamentar suas conclusões, os autores:
  • tomam algumas referências presentes e recorrentes nas pinturas e painéis de Leonardo da Vinci, em relação à imagem retratada de Jesus;
  • rastreiam a história de João Batista e Maria Madalena;
  • investigam os muitos sinais pagãos gravados por artistas nas pedras das grandes catedrais góticas da Idade Média;
  • desvendam alguns segredos maçônicos, dos Cátaros e dos Templários;
  • procuram entender o culto às Madonas Negras do sul da França; e,
  • avaliam o papel dos alquimistas.

À mesa do Santo Graal - John Matthews

Compilação sobre o trabalho de especialistas no assunto, tratando dos fatos históricos/literário que cercam o Santo Graal, além de revelar sua aura mística. Na busca pelo Graal o homem também empreendeu sua própria busca. Assim, o Santo Graal é visto como um conselheiro e um guia para a vida interior.





Decifrando o Código Da Vinci - Simon Cox

Religiosos acusaram "O Código Da Vinci" de ser uma afronta ao cristianismo; historiadores reclamaram de que o autor utilizou vários dados imprecisos ao elaborar a trama. No meio de todo esse bate-boca ficaram os leitores, sem saber ao certo o que realmente podia ser levado a sério em O Código Da Vinci - que, afinal de contas, é uma mera obra de ficção e é a isto que se dispõe o "Decifrando 'O Código Da Vinci".



Maria Madalena e o Santo Graal: a mulher do vaso de alabastro - Margareth Starbird

O livro interpreta o mistério em torno de Maria Madalena, reforçando a teoria de que a mulher que se ajoelhou diante de Jesus com o vaso de alabastro do qual retirou o precioso bálsamo para ungir-lhe os pés, era sua esposa.
Madalena, sugere a autora, é o Santo Graal, o cálice sagrado que guardava a linhagem de Jesus - a filha que ela levava no ventre quando fugiu de Israel após a crucificação do marido.
Neste livro, encontra-se alguns dos símbolos e obras de arte que a Starbird utilizou para fundamentar suas teses - de marcas-d´água usadas por hereges do Sul da França a pinturas de Botticelli e Fra Angelico. Com esta rica e comovente reflexão sobre a "Noiva Perdida de Jesus", ela presta significativa contribuição para o resgate da harmonia entre os princípios masculino e feminino.


O mundo secreto do Opus Dei - veja em Opus Libros

Será o Opus Dei uma instituição espiritual dedicada à preservação da ortodoxia católica face ao avanço da influência modernista? Ou será antes uma sociedade independente, uma 'igreja dentro da Igreja', que promove as suas próprias fidelidades e preserva um conjunto antiquado de práticas espirituais e penitentes? Esta pequena organização detém um poder enorme na Igreja Católica. Graças ao seu estatuto de 'prelatura pessoal' do Papa, age independente da autoridade local da Igreja. A influência do Opus Dei continuou a crescer desde que este livro foi publicado pela primeira vez.
O fundador do Opus Dei, S. Josemâría Escrivã, foi beatificado e canonizado apesar das fortes objecções de muitos membros da Igreja Católica. Poderosos membros da hierarquia do Vaticano, incluindo o porta-voz do Papa, são membros desta organização. Esta investigação clássica é agora mais necessária do que nunca. Relata a verdadeira história desta organização misteriosa - uma análise profunda mas equilibrada da organização, do seu fundador carismático, das suas práticas e dos seus efeitos na Igreja Católica.


O Santo Graal e a Linhagem Sagrada - Michael Baigent, Richard Leigh e Henry Lincoln

Quando, em 1982, "O Santo Graal e a Linhagem Sagrada" foi lançado na Inglaterra, rapidamente a primeira edição multiplicou-se em muitas. A trama parte de um acontecimento perfeitamente documentado no fim do século XIX. Um padre no sul da França descobre nas fundações de uma igreja, documentos contendo as mais explosivas revelações sobre a figura de Cristo e a formação do cristianismo.
O leitor acompanha passo a passo o trabalho de Baignet, Leigh e Lincoln, que esbarram em documentos depositados na Biblioteca Nacional de Paris, envolvendo sociedades secretas, ordens religiosas, lendas do Santo Graal, grandes heresias da Idade Média, as primeiras Cruzadas, uma releitura dos evangelhos, a origem da dinastia merovíngia e a "linhagem sagrada". Tudo afogado em sangue de 1300 anos, com apoio da Igreja que buscava abafar para sempre um segredo, finalmente revelado no fim do livro.


Os manuscritos de Jesus - Michael Baigent

Este livro faz novas revelações impressionantes sobre a História de Jesus: ele não foi crucificado; era um líder político interessado no poder; e, bom de retórica, redigiu do próprio punho sua defesa diante do Tribunal Romano.
O autor se baseia em um documento jurídico romano, de 45 dC, em que um certo Jesus ben Josef, imigrante da Galiléia e proprietário de terras condenado por Pôncio Pilatos, faz declarações surpreendentes a respeito de sua natureza divina. Apesar da celebração e veneração seculares ao redor da figura de Jesus, o autor assegura que a sua trajetória de vida e as circunstâncias que o levaram à morte foram extremamente mitificadas.
Historiador da religião e um dos maiores especialistas no assunto, Baigent teve acesso a arquivos ocultos, registros de sociedades secretas, documentos maçônicos e coleções particulares de comerciantes de antiguidades e de seus clientes para analisar o clima político em que Jesus nasceu e cresceu, examinando não apenas os conflitos entre romanos e judeus, mas a luta entre as diferentes facções do movimento zelote, partido judeu de oposição aos romanos.
Entre os Apóstolos e discípulos de Jesus havia gente destas várias facções, o que contraria a idéia de uma homogeneidade de pensamento à mesa da Santa Ceia. Judas Iscariotes, tratado pelo Evangelho como o grande traidor do grupo, era membro de uma facção radical, mais violenta. Da compreensão do processo político da época vem a necessidade de observarmos Jesus sob um prisma diferente daquele mítico, que alicerça a fé cristã.
Baigent aborda ainda as migrações da família de Jesus e sua subseqüente exposição a outras culturas, das quais assimilou influências já no início da vida, que o distinguiram perante seus contemporâneos. Outro ponto muito interessante das revelações deste livro é a identificação das inconsistências nos relatos da maioria dos historiadores daquela época, incluindo Josefo, Plínio e Tácito


Os Protocolos dos Sábios de Sião I E II (dados técnicos desconhecidos)

O famoso e polémico livro, sobre conspirações, plano secreto sionista para controlar os governos, os povos, Nova ordem Mundial, conspirações etc.
Coincidência ou não, muitas dessas práticas do documento têm sido aplicadas pelos governos e muitas dessas situações têm ocorrido nos tempos actuais, técnicas de controle do povo.



Os segredos do Código - Dan Burstein

Considerado pela crítica americana o melhor e mais completo livro sobre O Código Da Vinci, Os Segredos do Código é uma coletânea de textos extraídos de livros, sites, ensaios e entrevistas sobre os fascinantes temas abordados na obra de Dan Brown. Nos mais de 60 artigos de renomados cientistas, teólogos, filósofos e historiadores, você encontrará a resposta para as dúvidas mais freqüentes sobre tópicos polêmicos como:
Qual era a verdadeira identidade de Maria Madalena? Ela foi mesmo uma discípula de Jesus e escreveu o seu próprio evangelho?
Jesus foi casado com Maria Madalena? Eles tiveram um filho?
Nos anos 1960, a Igreja reviu sua posição de 1.400 anos de que Maria Madalena era uma prostituta, mas essa retificação histórica nunca foi efetivamente levada a público. Houve de fato uma ocultação do papel das mulheres na história da Igreja?
É verdade que gênios da arte e da ciência - como Leonardo da Vinci e Isaac Newton - pertenceram a sociedades secretas que detinham informações fundamentais sobre a nossa civilização? Leonardo da Vinci realmente colocou algumas dessas idéias na Última Ceia e em outros quadros?
Com a apresentação de diferentes pontos de vista, este livro proporciona uma visão ampla e profunda sobre todas essas questões, oferecendo um rico material de referência para que se possa tirar conclusões próprias.


Quebrando o Código Da Vinci - Darrell Bock

Depois da polêmica do livro "Código da Vinci", o autor Darrell L. Bock faz uma investigação histórica de todas as questões apresentadas pela primeira publicação:
Quem foi de fato Maria Madalena?
Qual a real interpretação dos quadros de Da Vinci como A Mona Lisa e A Santa Ceia?
Jesus realmente morreu crucificado ou a verdade é que se casou e teve filhos?
Depois do lançamento da obra de Dan Brown, o professor Bock passou a ser procurado por vários programas de televisão, estudiosos e amigos que pediam a ele, respostas racionais para essas e outras perguntas. Foi com base nestas indagações e interesse do público que o autor resolveu escrever o livro criticando a obra "O Código Da Vinci". A polêmica, então, tornou-se ainda maior, antes mesmo do livro ser lançado. Este livro auxiliára o leitor a entender as motivações que se escondem por trás dos códigos. Segundo o prórpio autor, "há algumas surpresas interessantes, e até alarmantes, no caminho", enquanto você descobre o código mais importante de todos".