Jorge Amado ~ Bibliotheca Spiritus Litterae

Jorge Amado

Cacau


A vida dos trabalhadores das plantações de cacau do sul da Bahia é retratada em cores fortes e frases curtas no segundo romance do escritor baiano. Primeira tentativa de romance proletário, dentro do esquema do realismo socialista pregado pelo stalinismo.



Capitães de areia

A história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.



O cavaleiro da esperança

A biografia idealizada e poética do líder comunista Luiz Carlos Prestes foi publicada em 1944 como um libelo pela anistia dos criminosos políticos. Censurada, a obra voltou à cena em 1979, quando a anistia era a questão do dia.




Dona Flor e seus dois maridos

Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema ao teatro e à televisão, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" cona a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.


Gabriela cravo e canela

O romance entre a mulata Gabriela e o árabe Nacib na pequena Ilhéus na década de 20 é um dos grandes clássicos do gênero no Brasil. Escrito em 1958, eterniza as virtudes e defeitos da mulher brasileira: sensualidade, leviandade e submissão.




Farda, fardão, camisola de dormir

A disputa por vagas na Academia Brasileira de Letras é o tema central deste romance divertido e atípico de Jorge Amado. "Farda, fardão, camisola de dormir" é capaz de surpreender, positivamente, os fãs do escritor.





Jubiabá

Antônio Balduíno nasce órfão no morro do Capa-Negro, que tinha como grande referência espiritual o centenário feiticeiro e ex-escravo Jubiabá. Depois de uma infância de liberdade e pequenos delitos nas ruas de Salvador, num ambiente similar ao que seria desenvolvido em Capitães da Areia, vira malandro, sambista e desordeiro, até ser transformado em boxeador profissional por um empresário italiano. Encerra a carreira prematuramente ao tomar uma surra no ringue numa noite de bebedeira e acaba indo trabalhar nas plantações de fumo do Recôncavo Baiano. Explorado ao extremo, apunhala um homem, foge, se engaja num circo ambulante, volta a Salvador, vira estivador, faz greve. Ao longo dessas muitas vidas, choca-se contra o mundo das mais variadas formas, até atingir um vislumbre de compreensão da realidade que o cerca e de seu lugar nela.

Mar Morto

Um livro sobre o mar. Pescadores corajosos se entregam à aventura das águas verdes da Bahia, enquanto suas mulheres os esperam em casa, cheia de cismas e tristezas. É a história do pescador Guma e sua amada, Lívia, a mulher mais bonita do lugar.




Morte e a morte de quincas berro d’água (A)

O respeitável Joaquim Soares da Cunha, funcionário exemplar da Mesa de Rendas Estadual da Bahia, rompe com a família e as convenções sociais para viver aventuras no porto e na zona do meretrício de Salvador. Agora se chama Quincas Berro Dágua.




Navegação de cabotagem

Ele está lá, Jorge Amado, nestas páginas, suas prisões, seus exílios, suas farsas e armadilhas, em emoções infindáveis, seus olhos grandes, seu riso, sua mulher tanto amada, Zélia Gattai, seu gosto pelos mares, seu meio século de comunismo, seus 50 romances, com igualmente os negros, os pobres, as prostitutas e os pecadores de sua cidade adorada, Salvador da Bahia de Todos os Santos."


O país do carnaval

O romance de estréia do escritor baiano é um relato sobre a formação e a situação dos intelectuais brasileiros nos momentos que antecedem a Revolução de 1930. Paulo Rigger, o herói do livro, age como um intelectual que não compreende seu país.




Seara Vermelha

Com "Seara vermelha", Jorge Amado discute a miséria e a fome na caatinga através da história de cangaceiros, jagunços, soldados e de camponeses nordestinos explorados por latifundiários.





Suor
O terceiro romance de Jorge Amado se passa num sobrado da ladeira do Pelourinho, em Salvador. No prédio, antiga casa senhorial transformada em cortiço, convivem tipos pitorescos e miseráveis, com suas histórias de necessidade, cobiça e desejo.

Tenda dos milagres

Protagonizando a trama temos um escritor sábio e malandro chamado Pedro Archanjo Ojuobá por ser conhecido como os olhos de Xangô. Circulando no mundo dos vivos e dos mortos tem freqüente presença nas festas das crenças de seu povo, nas escolas de capoeira, casas de bêbados e salas de professores e intelectuais. É a alma da trama.



Terras do sem fim

Um romance forjado como um estudo sobre a economia cacaueira do sul da Bahia, terra natal do escritor, se transforma num relato violento, em que coronéis prepotentes escravizam homens e mulheres a seus caprichos e interesses econômicos.



Tereza Batista cansada de guerra

Narra a história de Tereza, morena sedutora e sofrida, que luta contra a pobreza, o preconceito e os abusos dos coronéis. Fala de amor e desejo, da morte e da solidão. Já foi traduzido para vários idiomas e adaptado com sucesso para a televisão.





Tieta do Agreste, pastora de cabras, ou a volta da filha pródiga, melodramático folhetim em cinco sensacionais episódios e comovente epílogo:emoção e suspense!" O livro de Jorge Amado se anuncia assim e cumpre todas as promessas. A história de Tieta, pastora de cabras de Sant'Ana do Agreste que é expulsa pelo próprio pai e volta anos depois, riquíssima graças à prostituição, é contada em tom folhetinesco.
Engraçado e sensual, o livro traz personagens inesquecíveis, como a irmã da protagonista, Perpétua; seu sobrinho Ricardo; e o coronel Artur da Tapitanga. Jorge Amado usa e abusa de expressões e folclore regionais para criar uma narrativa envolvente, na qual o autor vez por outra se faz de personagem e dá seus próprios palpites na trama. Foi transformado em novela de grande sucesso, com Betty Faria como Tieta, e depois em filme, com Sônia Braga como a protagonista.

Tocaia Grande

Jorge Amado conta a história não oficial de Irisópolis, uma cidade que cresceu durante o ciclo do cacau, após ter nascido de uma tocaia. E que, por isso, era conhecida como "Tocaia Grande"